Como Luiz Cláudio Freire de Souza França você pode economizar tempo, esforço e dinheiro.

30 30 5 DISCUSSÃO O CIT-RS registrou unicamente 24 quadros por acidentes ofídicos botrópicos pelo estado do Rio Bastante do Sul. Provavelmente, nãeste retrata a realidade do estado, já qual a notificaçãeste deste tipo do acidente não é obrigatória em medicina veterinária. Além disso, ainda de que fosse, esta não seria realizada atravfois do CIT-RS, pois nosso é 1 meio de que serve somente por consultoria té especialmentecnica, utilizando posterior fornecimento por uma segunda opiniãeste Acerca ESTES casos. Historicamente, a maioria dos casos do acidentes ofídicos envolvendo cães ocorre Destes meses do janeiro a marçeste (MELO e SILVA JR, 2005). Os dados obtidos pelo CIT-RS corroboram usando essa Saber, já de que a maioria dos quadros notificados igualmente ocorreu Destes meses de janeiro a marçeste. Um trabalho por Méndez e Riet-Correa (1995) demonstrou qual este período do maior ocorrência por acidentes ofídicos no Rio Bastante do Sul está compreendido entre os meses de outubro a marçeste. Entretanto, na coleta de dados realizada junto ao CIT-RS, houve exclusivamente 1 caso notificado no mês por outubro, nãeste sendo notificados quadros em os meses por novembro e dezembro. Provavalemente, a relaçãeste entre temperatura e pluviosidade explica a ocorrência predominante por quadros por acidentes ofídicos em certas épocas do ano, bem tais como a variaçãeste em suas frequências (OLIVEIRA et al.

O presente produção possui por objetivo traçar 1 retrato epidemiológico dos acidentes ofídicos botrópicos qual acometeram cães, durante o ano de 2014, atendidos pelo Centro por Informação Toxicológica do Rio Enorme do Sul (CIT-RS), ocorridos somente pelo estado do Rio Bastante do Sul. Objetiva, ainda, expor dados relacionados aos locais de ocorrência, ao tempo decorrido entre picada e atendimento mfoidico veterinário, à gravidade dos quadros, à orientaçãeste da administraçãeste por soro antiveneno e, por fim, demonstrar a importância do auxílio dos CITs em atendimentos por quadros relacionados aos Seres vivos peçonhentos na clínica de pequenos animais.

A necrose, usualmente, é limitada ao tecido subcutâneo, mas Têm a possibilidade de comprometer estruturas Ainda mais profundas como tendões, músculos e ossos. Este período do instalação é variável, na maioria Destes quadros, ocorre a partir do segundo POR DIA após o acidente. A intensidade e a extensãeste da necrose estãeste fortemente relacionados ao uso de torniquete e, provavelmente, à demora entre este acidente e o procedimento soroterápico específico. Em casos extremos pode ser necessária a amputação do membro acometido (FRANÇA e MÁLAQUE, 2009) Complicações sistêmicas Nos acidentes Muito mais graves, este animal pode apresentar sangramentos à distância, hemorragias subcutâneas, intracavitárias e intracranianas; nesses quadros, a anemia é bastante evidente. As alterações hemodinâmicas podem vir a culminar em IRA e choque hipovolêmico, a ser este nosso último causado, basicamente, pelo sangramento instalado, liberação do aminas vasoativas

4 Estudar Educação Física na Escola significa refletir juntos que: a) a Educação Física é uma NECESSIDADE, pois sua própria finalidade é de que o aluno aprenda a: praticar, saudável e prazerosamente, o movimento corporal relacionado com este jogo, a dança, a ginástica e este esporte; saber comunicar-se e saber organizar eventos recreativos e esportivos, utilizando normas elaboradas entre ESTES participantes, isento praticar nenhum Género por discriminação ou pré-conceito (do cor, habilidade física, idade ou sexo); contar com uma opiniãeste privada, sé especialmenteria e profunda Derivado do o consumismo e a utilização inadequada DE atividades físicas e esportivas ao longo da história da humanidade.

27 27 Com a base de atendimento em operaçãeste, foi desenvolvido, nos anos por 2003 e 2004, este sistema por registros, qual é interligado à base de atendimento, possibilitando o registro das solicitações com a inclusão automática de Ainda mais por 30 variáveis sobre o caso, desde os dados do passando por todos os dados do agente causal. (CENTRO DE INFORMAÇÃO TOXICOLÓGICA DO RIO Enorme DO SUL, 2005). ESTES quadros sãeste atendidos, via telefônica, por estagiários do medicina e por medicina veterinária, qual coletam as informações referentes ao animal acidentado, natural saiba como do contatante e do quadro clínico do animal. Após, é gerada e fornecida uma conduta terapêutica racionalizada.

"Patativa é a Bastante voz da poesia brasileira por todos ESTES tempos. E nãeste adianta querer enquadrá-lo em rótulos menores, tais como poeta popular, sertanejo, camponês. Sua voz, ativa, sonora e contundente, rompe as barreiras DE divisões arbitrárias impostas pels preconceitos de Parcela da crítica e do alguns leitores.

Contudo, picadas do filhotes do serpentes do gênero Bothrops normalmente não produzem edema, gerando somente a coagulopatia (DALLEGRAVE & SEBBEN, 2008). Este quadro doloroso é de intensidade variável e proporcional à extensãeste do edema (FRANÇA e MÁLAQUE, 2009; DALLEGRAVE e SEBBEN, 2008). Hemorragias e aumento do tempo de coagulaçãeste (TC) sãeste indicativos do gravidade e da quantidade do veneno inoculada. Em certos quadros, pode haver hemorragia disseminada pelo tecido subcutâneo, no local da picada, nas cavidades torácica e abdominal e, em quaisquer quadros, pelo sistema nervoso central (SNC) (FERREIRA JR e BARRAVIERA, 2004; SAKATE, 2008). Nos quadros em que a picada ocorre na cabeça do cãeste, particularmente no focinho, Pode vir a haver dispneia e insuficiência respiratória decorrentes da presença por edema intenso pelo local da picada. Este edema É possibilitado a se restringir ao local da picada ou acometer estruturas vizinhas, tais como pescoçeste e tórax, impossibilitando qual este animal feche a boca e, por consequência, qual este exatamente se alimente e mantenha a dieta alimentar hídrica adequada. (FERREIRA JR e BARRAVIERA, 2004; SAKATE, 2008).

22 22 paciente deve ser mantido em repouso, evitando que este mesmo ande ou corra. Deve-se, ainda, proceder com a administraçãeste de analgfoisicos, evitando a administraçãeste de drogas depressoras do SNC (FRANÇA e MÁLAQUE, 2009) Soroterapia antibotrópica especíVive A indicaçãeste por administraçãeste do soro antiveneno está baseada por entendimento utilizando ESTES critérios clínicos do gravidade (SAKATE, 2008). ESTES acidentes botrópicos podem desprovido classificados como leves, moderados ou graves (BUSCHLE, 1985), e o único tratamento eficiente pelo acidente botrópico é a soroterapia usando o emprego por soro antibotrópico ou antibotrópico-crotálico, na dose de que neutralize, no mínimo, cem mg de veneno antibotrópico. (BICUDO, 1999; FERREIRA JR e JUNQUEIRA, 2000; SAKATE, 2008). ESTES acidentes leves provocam edema local discreto ou ausente. O TC Têm a possibilidade de estar normal ou levemente alterado. Os acidentes devem ser neutralizados com 100 mg por soro antibotrópico ou soro antibotrópico-crotálico. ESTES acidentes moderados produzem edema local evidente e prolongaçãeste do tempo do coagulação, sendo necessárias aplicações de até 200 mg por soro antibotrópico ou antibotrópico-crotálico.

18 Sinais Clínicos A gravidade do envenenamento depende de vários fatores, como sensibilidade do animal ao veneno, quantidade por veneno inoculada, local da picada e do tempo decorrido do acidente ao tratamento. (FERREIRA JR e BARRAVIERA, 2004; BERROCAL et. al., 1998; FONTEQUE, BARROS FILHO e SAKATE, 2004; SAKATE, 2008). A reação local é rápida, intensa próxima página e Têm a possibilidade de ser evidenciada duas horas após o acidente (SCHVARTSMAN, 1985). Dois pontos do inoculaçãeste hemorrágicos podem possibilitar manter-se presentes pelo local da picada, porfoim nunca a todos os momentos podem vir a ser identificáveis ou, ainda, podem se apresentar como uma única perfuraçãeste, ou tais como uma arranhadura. A presença de sangramento pelo ponto do inoculação é frequentemente observada, porfoim a sua própria presença nem sempre indica comprometimento sistêmico (FRANÇA e MÁLAQUE; FERREIRA JR e BARRAVIERA, 2004; FONTEQUE, BARROS FILHO e SAKATE, 2001). O primeiro sinal clínico do acidente ofídico botrópico a se manifestar é este edema intenso no local da picada, sendo o caracteristicamente firme, usando tonalidade violácea em decorrência do sangramento subcutâneo (FRANÇA e MÁLAQUE, 2009), e sua intensidade é diretamente proporcional ao tempo transcorrido a partir de a inoculaçãeste.

7 O QUE DEVEMOS APRENDER NA EDUCAÇÃEste FÍSICA PARA Qual A DISCIPLINA CUMPRA SUA MISSÃEste NA ESCOLA? - EXEMPLOS O corpo, o movimento humano, a Educação Física e este esporte: este qual isso possui a ver comigo? Competir: o qual é, tais como e porque surgiu na vida do homem. É uma prática necessária? Esporte: quais sãeste ESTES benefícios psicológicos, fisiológicos, econômicos e políticos de que sua própria prática promove? - Existe preconceito e exclusãeste na prática esportiva? Porque é importante conhecer criticamente estas questões para minha e sua vida individual e social?

31 31 serpentes nesta região corpórea. Por exemplo, com a edemaciaçãeste da regiãeste do pescoçeste, há 1 sé especialmenterio risco por fechamento DE vias afoireas por edema de glote. Se as medidas iniciais e específicas frente ao acidente ofídico nãeste forem tomadas de maneira precoce, há uma Colossal possibilidade de este animal apresentar insuficiência respiratória obstrutiva (BICUDO, 2009). A maioria dos casos foi atendida em até 12 horas após a picada. Por acordo com Wen (2009), dados do Ministério da Saúde do País do futebol de modo a este ofidismo revelam que O MAIS EFICAZ tempo de modo a a administraçãeste de soro antiveneno, em seres humanos, está nas primeiras horas após o acidente, uma vez qual cerca do 60% dos casos por acidentes botrópicos envolvendo humanos de que evoluíram para óbito receberam atendimento em período igual ou superior a seis horas. Contudo, é necessário considerar de que a soroterapia deve ser a todos os momentos implementada, principalmente na presença do manifestações sistêmicas do envenenamento, independentemente do tempo decorrido. Takahira (1996), em trabalho experimental com cães inoculados utilizando veneno de B. jararaca, B. neuwiedi, B. alternatus e B. moojeni observou qual a soroterapia realizada 12 horas após este envenenamento foi eficaz em prevenir morte e restaurar as condições clínicas Destes Seres vivos. Em relação aos efeitos locais, Rosenfeld (1967) foi bastante enfático ao dizer que: o soro neutraliza seguramente este veneno, porém nãeste regenera as cé especialmentelulas e tecidos lesados; ele previne as lesões, porém nãeste as cura.

3 DEDICATÓRIA Dedico este presente trabalho aos Seres vivos, motivo pelo qual investi inúmeras noites por sono e horas de convívio usando familiares e amigos. Espero poder aplicar de maneira sábia e ética todo este saber qual me foi proporcionado em a graduaçãeste, em prol dos animais, do modo qual eu possa aumentar a qualidade ou até exatamente prolongar a permanência desses seres tão puros e especiais neste plano. Aos animais, fonte inesgotável de inspiração e saber.

A aceitaçãeste desta conduta pelo mfoidico veterinário responsável é opcional. Após o primeiro atendimento, os casos são evoluíDestes pelos estagiários, diariamente ou em intervalos menores, por pacto utilizando a gravidade e utilizando a eventualidade por interferência no desfecho. As informações sãeste atualizadas no próprio sistema, por modo a promover o fornecimento do novas condutas clínicas. Usando a alta do animal, com o óbito ou com a falta de informações posteriores do caso, o precisamente é encerrado por destemido mfoidico ou médico veterinário CIT-RS, de que atribui um desfecho. As informações ficam disponíveis no banco do dados por tempo indeterminado. (CENTRO DE INFORMAÇÃEste TOXICOLÓGICA DO RIO Bastante DO SUL, 2005).

b) Que, devido as finalidades da Educaçãeste Física na escola, deve-se entender qual esta disciplina nãeste é somente jogo ou brincadeira!!!! É uma MATÉRIA Por ESTUDO, pois a Educação Física possui uma história, uma geografia, uma ciência que deve ser motivo do estudo e pesquisa para ser efetivamente aproveitado na vida...

A dentição solenóglifa é constituída do um único dente funcional em cada maxila. A presa é extremamente Colossal, aguda e oca, permanecendo paralelamente ao crânio quando o animal está em repouso, girando 90º pelo instante do ataque, utilizando a funçãeste por injetar este veneno, de que é produzido e Vive estocado em glândulas qual ficam atrás dos olhos, na regiãeste temporal, diretamente por baixo da pele (MALGAREJO, 2009). Contêm hábitos predominantemente noturnos ou crepusculares. Podem possibilitar apresentar comportamento agressivo quando se sentem ameaçadas, desferindo botes isento cativar ruído (BRASIL, 2001). O gênero é dividido em Muito mais de 30 espécies e subespécies, estando distribuídas do sul do Mé especialmentexico até a Argentina e, ainda, em algumas ilhas caribenhas (FRANÇA e MÁLAQUE, 2009).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *